Conteúdo principal

Força Aérea com 356 novos militares

Esta manhã, 13 de dezembro, 356 recrutas tornaram-se militares da Força Aérea após a sempre emocionante cerimónia de Juramento de Bandeira.

Realizada no Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea (CFMTFA), na Ota, o Juramento de Bandeira da Instrução Básica (IB) 03/24 foi presidido pelo Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves.

Investidos de pleno sentimento e perante a Bandeira Nacional e na presença de milhares de familiares e conhecidos de todos os quadrantes do país, os 356 novos militares juraram o compromisso de servir a Força Aérea e o país sob quaisquer condições.

Concluída agora com sucesso aquela que é uma das etapas mais marcantes da carreira militar, a recruta,  vão agora frequentar a instrução complementar dos respetivos cursos, nomeadamente 63 no Curso de Oficiais, 178 no de Sargentos e 115 no de Praças, do regime de contrato.

Esta é a incorporação que regista o maior número de instruendos desde 2020, facto que o Ministro da Defesa Nacional destacou perante todos, caracterizando esta cerimónia como "o ato mais solene e com maior simbolismo das Forças Armadas. Este dia assinala o fim de um ciclo e o início de outro, num compromisso jurado que evoca o sacrifício supremo da própria vida. É essencial que reconheçam o privilégio de pertencer à Força Aérea, uma instituição que transporta todo o sentido de uma nação.”

A cerimónia incluiu a tradicional entrega de prémios aos instruendos que mais se distinguiram ao longo da Instrução Básica, bem como a leitura dos deveres militares do Regulamento de Disciplina Militar. Entre os premiados, a Soldado-Cadete Inês Pereira destacou o orgulho e o esforço necessários para atingir este marco: “Foi um orgulho enorme receber o prémio. Esforcei-me muito, especialmente no teste teórico, e este reconhecimento reflete o apoio dos meus camaradas, sem os quais não teria conseguido."

Já o Soldado-Instruendo Igor Fernandes, distinguido como melhor instruendo e com melhor nota em mérito militar, descreveu como realizou um sonho de infância: “Desde criança ganhei o gosto pela vida militar e aos 14 anos tive a certeza de que este era o meu caminho. Apesar dos desafios, com o apoio dos meus camaradas tudo se tornou mais fácil.”

Este momento solene marca o culminar de todo o período de Instrução Básica, representando o final de uma exigente caminhada dos recrutas, que agora se tornam militares.

A cerimónia foi encerrada com a passagem aérea de uma parelha de F-16.

Parabéns camaradas!